Tenho curiosidade em saber ... como é que tudo começa?

No que respeita ao projeto de design de interiores, tudo começa geralmente por uma conversa, durante a qual, conseguimos fazer uma breve análise das suas necessidades e, desde logo, ver como podemos ajudar. Depois, oferecemos, sem compromisso, uma reunião de briefing no espaço a intervir. Nesta reunião, temos a oportunidade de a(o) conhecer melhor, analisar o espaço e diagnosticar as necessidades e objetivos a atingir. Aqui não é feito nenhum projeto de design. Depois desta reunião, ser-lhe-á enviada uma proposta de valores que, caso seja aprovada, permite dar inicio ao projeto criativo.

Quanto custam os vossos serviços?

Tudo depende do projeto em causa e do nível de intervenção que pretende da nossa parte. No entanto, por estarmos atentos aos novos contextos sociais e económicos, desenvolvemos um leque de serviços diferenciados, adaptados às necessidades de hoje.

Se tiver um budget mais limitado, desenvolvemos propostas adequadas ao montante que quer gastar. Temos formas de trabalhar que permitem a redução de custos, como é o caso da Consultoria e do Personal Organizer, cujo valor, é calculado em função das horas de trabalho. Disponibilizamos ainda o serviço à distância, que elimina a pesada fatura das deslocações e torna possível a viabilização financeira de um projeto.

Posso saber antecipadamente quanto vai custar um projeto na totalidade?

Sim, pode! O valor do projeto criativo é definido logo na primeira proposta de valores e sem qualquer compromisso da sua parte. Após aprovação desta fase começamos a desenvolver o projeto criativo e simultanemanete estimamos um orçamento para a implementação com uma margem de erro anunciada (normalmente entre os 10 e os 20% de erro).

Alternativamente, podemos desenvolver o projeto partindo de um budget definido por si.

No caso dos serviços de Consultoria e Personal Organizer, o valor deste serviço é calculado em função das horas de trabalho.

Sei que também fazem a implementação do projeto? Qual a vantagem?

Quando assumimos a implementação, estamos a abraçar a responsabilidade total do projeto, o que significa, que não existirão conflitos de interesse, o que acontece habitualmente em obras. E o facto de sermos nós a coordenar e acompanhar pessoalmente todos os trabalhos, aumenta as garantias de sucesso. No que respeita ao fornecimento de mobiliário e complementos, trabalhamos em parceria com uma série de fornecedores das mais diversas áreas como marcas de mobiliário, iluminação, adereços, tecidos, cozinhas e electrodomésticos, entre muitos outros. Trabalhamos também com equipas multidisciplinares de marceneiros, serralheiros, estofadores, costureiras e uma série de profissionais que permitem por em prática tudo o que desenhamos especificamente para o seu projeto. Enfim, tratamos de tudo e entregamos-lhe o espaço final tal como nos propusemos a fazer.

Contratar o serviço de implementação significa gastar mais?

Não necessariamente! Na maioria das vezes, significa gastar zero! Isto porque, nesses casos, nós não acrescentamos nenhuma margem ao valor da proposta. O que fazemos, é negociar com os nossos fornecedores uma margem para nós, garantindo ao cliente o preço de mercado. O cliente beneficia então do nosso serviço gratuitamente (embora nós tenhamos uma margem de lucro) e gasta o mesmo que gastaria, se fosse ele a tratar de tudo. A diferença é que poupa tempo e paciência.

Existem exceções, como é o caso de algumas empresas de venda ao público que não concedem nenhum desconto profissional. Nesses casos, estipulamos um valor fixo que apresentamos antecipadamente.

Seja como for, o valor da implementação é apresentado sem qualquer compromisso por parte do cliente que pode sempre compará-lo com os preços de mercado e optar pela solução que lhe for mais conveniente.

Como é que a consultoria me pode realmente ajudar?

O serviço de consultoria são conselhos para situações concretas. É a solução ideal se precisa de um boost (incentivo, ajuda, inspiração) para depois continuar por sua conta. Se quer remodelar um espaço com o que existe, receber dicas sobre como pode decorar o quarto de um filho, resolver um problema de falta de espaço e criar uma solução multifuncional, tornar o espaço de trabalho mais atrativo ou até ir às compras e acompanhá-la(o) na montagem do mobiliário.

E nunca se esqueça… um pequeno detalhe pode fazer a diferença. E isso é o que fazemos!

Qual a verdadeira utilidade de um Personal Organizer a médio e longo prazo?

Num espaço organizado é suposto não pensar onde está uma coisa! Não pensa porque tudo está no sitio. E está no sitio correto, logo, não desperdiça passos, isto é, não perde tempo! Até há lugar para o que não tem lugar! Para muitas pessoas o conceito parece fantástico mas impossivel de se concretizar. Pois bem, não há como experimentar! E mudar não é assim tão dificil. É mais uma questão de saber pequenos truques. E talvez, depois de perceber os beneficios do que é viver num espaço organizado, seja em casa ou no trabalho, mude de ideias e já não consiga viver de outra forma... Experimente!

Estou fora do País mas gostava de começar um projeto em Portugal. É viável?

Claro que sim! Estamos vocacionados para desenvolver projetos à distância, desde a criação até à implementação. E sempre com a sua participação, através de reuniões regulares de video-conferência. Tratamos de tudo por si e damos-lhe a conhecer todos os pormenores, sem precisar de aqui estar. Já o fizemos e temos a prova viva de que funciona e bem!

Contratar um designer de interiores significa gastar mais?

Contratar um designer de interiores, nem sempre significa gastar mais dinheiro. Pelo contrário, geralmente permite-lhes poupar dinheiro pela escolha de soluções adaptadas ao seu contexto económico, com uma margem de erro muito baixa. Poupam também muito tempo, e tempo é dinheiro.

Contratar um designer significa que não tenho estilo próprio?

Nem pensar! Cada vez mais as pessoas percebem que contratar um designer está longe de significar perda de identidade mas antes, encontrar uma forma eficaz de criar um espaço que fale por si. Analisar objetivamente o seu perfil e necessidades e estudar a melhor solução para criar um espaço que a(o) faça feliz.

Eu sei bem o que quero! Será que faz sentido contratar um designer de interiores?

Claro que sim! Muitas vezes a questão está na dificuldade de tornar real uma ideia. É aqui que entra o designer... para o ajudar a concretizar os seus objetivos, a traçar um plano de ação efetiva, para lhe mostrar onde pode adquirir o mobiliário e outros complementos de decoração. No fim, terá concerteza um espaço à sua imagem, mas provavelmente conseguido de uma forma mais eficaz e tranquila.

Qual é a diferença entre decorador e designer de interiores?

É comum esta confusão. Mas na verdade são profissões diferentes! Decorador, como o nome indica, decora os ambientes. É normalmente uma auto-didata sem qualificações especificas ou com conhecimentos relacionados com a composição estética de ambientes. Na prática, trata o espaço de forma intuitiva e compõe ambientes recorrendo a objetos de mobiliário e adereços já existentes no mercado. Um designer de interiores é um profissional com formação académica multidisciplinar, de Design, Arquitetura, Engenharia, Ergonomia, Artes, entre outras áreas que o tornam qualificado para intervir em todo o tipo de espaços interiores, através de uma metodologia projetual centrada no utilizador e que otimiza a relação entre estética e funcionalidade. Tem a capacidade de desenvolver a análise critica, estar atento às mudanças e apresentar soluções criativas e inovadoras. É um agente ativo da sociedade, com o dever de agir de forma positiva no modo de habitar... gerar qualidade de vida e bem estar dos utilizadores. Não apenas reproduzir o que existe mas antes reeinventar, reintrepertar e inovar.

Por outras palavras, um designer de interiores redimensiona o espaço interior, desenha uma cozinha ou uma casa de banho, cria peças de mobiliário ... e, por fim, também decora os ambientes. Para um designer de interiores, decoração é uma de muitas das suas competências e obedece a um método de criação muito diferente do de um decorador.

O que é o projeto criativo?

É o desenvolvimento de uma solução, através de uma metodologia específica, perfeitamente exequível, com vista a atingir objetivos pré-definidos que visam satisfazer necessidades concretas do(s) utilizador(es). Por outras palavras, um projeto de design de interiores é a criação de uma solução que não surge ao acaso ou por mera inspiração artística. Tem como principal objetivo, servir as necessidades do(s) utilizador(es). Se não o fizer não será concerteza um Bom Design. Esta solução espelha a interligação de multiplas variáveis que não apenas questões estéticas. Falamos, entre outros, de aspetos concetuais (a alma do projeto), funcionais, formais, ambientais, psicológicos e produtivos que sejam capazes de garantir uma boa relação custo-beneficio.

Quais os tipos de intervenção de um designer de interiores?

Existem 3 tipos de intervenção do design de interiores:

1. Alterações estruturais: Alteração e remodelação dos espaços interiores, ou seja, obras de reestruturação. Este tipo de intervenção poderá implicar a sub-contratação técnicos da especialidade de arquitetura ou engenharia (nestes casos, o cliente é previamente informado). Definição de materiais e acabamentos. Seleção do equipamento especifico (ex: peças sanitárias, equipamento de cozinha, etc). Inclui-se aqui o design de equipamento específico integrado na remodelação como seja o design exclusivo dos móveis de cozinha, da casa de banho ou outras estruturas mais definitivas na remodelação do espaço.

2. Remodelação dos espaços: estudo dos circuitos e definição das diferentes áreas de acordo com os objetivos de utilização. Design de mobiliário exclusivo para o espaço (design de sofá, mesa, aparadores e outros móveis, design de um elemento decorativo especifico, etc). Decoração do espaço incluindo a seleção de todas as peças de mobiliário (existentes no meracdo), acessórios e adereços (iluminação, cortinas, roupa de cama, objetos decorativos, etc.).

3. Design de equipamento: engloba o desenvolvimento de objetos de diversas naturezas como sendo: peças de mobiliário (Cadeira, mesa de jantar, cama, sofá, etc), equipamento para comercialização o que implica uma análise e metodologia perfeitamente distinta das demais (seja uma cadeira, seja uma linha de cozinhas) ou equipamento especifico como um expositor para um stand de uma feira.

Em que tipo de espaços intervem um designer de interiores?

Em diferentes tipos de espaços, com caracteristicas e objetivos especificos:

• Espaços domésticos: casa, apartamento, uma divisão em particular, um espaço de estar exterior como sendo um jardim ou um pequeno pátio ou varanda;

• Escritórios: Espaços de trabalho, de uma sala de reunião a uma grande empresa com vários departamentos;

• Espaços Comerciais: Espaços de atendimento ao público e que se dedicam à comercialização de produtos e serviços como lojas, unidades de restauração, hotéis, SPA’s, entre muitos outros;

• Espaços Públicos: espaços de utilização pública que pela sua natureza, obrigam regras de intervenção distintas dos restantes espaços profissionais como é o caso de Hospitais, instituições de cultura e lazer, entre outras;

• Stands: importa distinguir este tipo de espaço que pela sua natureza única, implica uma metodologia e técnicas muito distintas de todos os outros espaços.

Qual a importância do design de interiores nos espaços profissionais?

O design de interiores é uma importante ferramente estratégica nas organizações, quer pela criação de espaços verdadeiramente eficazes em termos de imagem de marca, quer pela capacidade de influenciar positivamente as equipas de trabalho com a criação de espaços que incentivam o bem estar e a qualidade de vida dos trabalhadores.

Numa loja, por exemplo, o bom design convida o cliente e desperta a vontade de comprar. Num escritório, o bom design cria equipas felizes em espaços que proporcionam conforto e bem estar.

Num Hospital, o bom design torna a estadia dos pacientes mais distraida com detalhes agradáveis. Estes são alguns exemplos do efeito do design quando bem aplicado em alguns dos espaços profissionais.

Tem outras perguntas?

Não é um problema! Contacte-nos para nos dar a saber as suas dúvidas e responderemos de imediato.

Fale connosco »